É possível perder tudo com ações?


Este é um trecho do livro Bem-Vindo à Bolsa de Valores, um livro de linguagem simples que ensina de maneira clara como investir em ações.

Perder tudo é realmente preocupante. "Afinal, aplicar o dinheiro na Bolsa de Valores é um investimento dos mais arriscados!", como muitos dizem. Mas posso lhe afirmar uma coisa: a dor de perder tudo é igualmente proporcional à dor de pagar as contas de todos os meses, e continuar com nada.

O lado bom é que você não corre tanto esse risco, pelo menos não de uma só vez, ou de um dia para o outro. Desde que sejam observados alguns detalhes, e tomados alguns cuidados, você pode enfrentar tranquilamente um momento ruim de mercado com um percentual pequeno de perda.

Voltando a falar sobre o medo de perder tudo, você já perdeu tudo alguma vez na vida? Não? Tem certeza? Que sorte! Então responda algumas perguntas simples:

- Onde foi parar o seu salário do mês passado?
- O que você fez com o seu último décimo terceiro? E com os anteriores?
- Onde você guardou aquela bonificação pelas horas extras que trabalhou?
- E o dinheiro que você está recebendo por ter sido promovido?
- E quando aquele parente pagou o que lhe devia, onde usou este capital?

Para muitos a resposta foi "não sei!". Para outros, seria "gastei com...". Então você já perdeu tudo! E corre o risco de estar repetindo isso mês após mês. Por quanto tempo pretende continuar assim?

Veja o que é curioso: você recebe um salário "x" todo mês, paga suas contas, prestação do cartão de credito, supermercado, gasolina, com o restante faz umas comprinhas, e fecha o mês sem nada.
Quanto houve de aumento de capital disponível no seu caixa? Nada ou quase nada. Quanto houve de sobra para que possa juntar e aplicar em algo seu, realmente seu, que lhe traga um retorno maior um dia?

Se você tivesse poupado 20 ou 30% somente dos extras que recebeu (veja que nem estamos falando no seu salário fixo mensal), e encaminhado essa quantia para sua conta de investimentos, quanto você teria agora? Percebe a diferença? Por piores que tivessem sido as escolhas e acontecimentos com os seus investimentos, ainda assim você teria grande parte desse capital poupado.

Existem inúmeras formas de gastar nosso dinheiro. Mesmo sem perceber, temos gravado em nosso subconsciente o desejo de gastar. Não é natural termos dinheiro sobrando. As razões para consumir vão surgir, e uma vai sempre aparecer mais tentadora e justificável que a outra.

Então que tal começar, a partir de hoje, a se preocupar mais em economizar 10 ou 20% da sua renda mensal, e menos em gastá-la instantaneamente? Quando você se der conta, vai ter acumulado uma boa quantia para dedicar aos seus investimentos, que provavelmente teria sido gasta com coisas desnecessárias.


1 comentários:

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.