Feliz Ano Novo! (Sim estamos em Maio e não em Janeiro)



Lembra das promessas feitas na virada do ano? Neste novo ano eu irei parar de fumar, neste novo ano eliminarei minhas dividas, começarei a fazer academia, pois então seja bem vindo a 2009. O ano começa agora em maio, sim em maio, não em janeiro.

Vou explicar, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o contribuinte trabalha, em média, 148 dias por ano apenas para pagar impostos. Ou seja, dos 12 meses do ano, o cidadão tem que trabalhar quatro meses e 27 dias para pagar os tributos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Com isso volto a dizer o ano começou agora, os 5 meses anteriores serviram para pagar os impostos e a partir de agora você realmente está trabalhando para você.

Calma, nem tudo são flores. No resto do ano, tudo que entra na conta é gasto com os mesmos serviços essenciais a que todo brasileiro deveria ter acesso - como saúde, educação e segurança - na rede particular. Quem pode paga, mas a maioria tem mesmo que enfrentar um tormento diário. Na saúde, então, os gastos são surpreendentes.

Dados do IBGE mostram que o contribuinte de classe média gasta mais com saúde do que o governo. Em 2005, foram R$ 103 bilhões com consultas, exames e remédios. O setor público investiu R$ 66 bilhões em hospitais e atendimento.

"Após pagar todos os tributos, essa classe média tem que trabalhar para comprar serviços privados em substituição aos serviços públicos: segurança privada, educação privada, previdência privada, saúde privada. Isso também consome uma parcela significativa da renda da classe média", explica Gilberto Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Com tudo isso só me resta dizer "Feliz Ano Novo!"

1 comentários:

  1. Realmente é vergonhoso pagarmos tantos impostos e não ver o seu uso no dia a dia.

    ResponderExcluir

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.