Tesouro Direto: Simulador de Rendimentos (NTNB Principal)



Devido ao sucesso do artigo "Tesouro Direto: Simulador de Rendimentos" vamos refazer os cálculos com dados mais atualizados, mostrando então uma simulação de aplicação e os seus rendimentos.

Buscando os títulos disponíveis para a compra hoje, exibidas na figura abaixo, escolhemos o título "NTNB Principal 150515" um título com rentabilidade vinculada ao IPCA + juros definidos na compra.
OBS: IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil.



Vamos trabalhar com o valor de R$1.000,00 para facilitar o entendimento.
De forma resumida temos as variáveis:
Data da Compra: 21/12/2010
Data da Venda: 15/05/2015 (aqui estou usando o vencimento do título)
Valor investido: R$1.000,00
Taxa do Papel na Compra: 6,08%
Taxa da Administração do banco/corretora: 0,4% (pode-se conseguir uma taxa de 0,2 dependendo do banco/corretora)
Taxa do IPCA: 5,63 (%a.a dos últimos 12 meses para usarmos no exemplo)

Com estas variáveis temos o seguinte resultado;


Usamos no exemplo a data de venda sendo o vencimento do título. Agora vamos antecipar esta venda, pois existe a possibilidade de vendê-los antecipadamente ao Tesouro Nacional nas recompras semanais, às quartas-feiras, pelo preço vigente no mercado, para isso deverá ser levado em conta também o IR, onde vale a regra, quanto maior o tempo, menor o IR.

Simulando a venda antecipada temos então duas novas variaveis:
Data de Venda: 22/12/2011 (simulando o rendimento de um ano)
Taxa do Papel na Venda: 6,08% (neste exemplo, a mesma taxa do vencimento)

Com estas variáveis temos o seguinte resultado;


Vale lembrar que nos nossos exemplos estamos atrelados a inflação, ou seja, se a inflação subir você está um pouco protegido pois o seu titulo também sobe, mas se a inflação diminuir o seu rendimento também diminui. Existem outros títulos atrelados ao IGPM, taxa SELIC e títulos pré-fixados onde você já tem o rendimento definido no inicio da sua compra.

Para fazer outros cálculos acesse a Calculadora do Tesouro Direto.
http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx


6 comentários:

  1. o que é a taxa do papel de venda? no se exemplo está como 6,08%. Isso significa que eles vão debitar essa porcentagem do meu lucro ou do valor do resgate?

    ResponderExcluir
  2. oi Anônimo, estes 6,08% são na verdade a taxa do papel de compra que eu repliquei na taxa do papel de venda, ou seja comprei em cima de uma taxa de lucro e vendi no vencimento, calculando o tempo em cima desta taxa.

    se tivesse vendido antes do vencimento pegaria as taxas que estivessem disponível.

    ResponderExcluir
  3. TENHO ALGUMAS NTN-B PRINCIPAL, COMPRADAS EM DATA DIFERENTES E COM TAXAS DIFERENTES. PRETENDO VENDER ALGUMAS DELAS E DESEJO VENDER AS DE MENOR TAXA. POSSO INDICAR NO SISTEMA QUAIS TITULOS DESEJO VENDER, POIS OS DE MAIOR TAXA DEIXAREI FICAR ATÉ O VENCIMENTO.POR FAVOR ESCLREÇAM ESTA MINHA DÚVIDA.TENHO O CONHECIMENTO DE QUE TODOS AS NTN-B/P TEM O MESMO VALOR NO CASO DE VENDA ANTECIPADA. AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE

    ResponderExcluir
  4. olá anônimo, informe-se na sua corretora/banco pois acredito ser possível.
    Como eu opero através do home broker da corretora ativa lá existe a possibilidade de na ordem de venda informar qual o título e o vencimento.

    ResponderExcluir
  5. Simulando a venda antecipada para 2014, qual seria a taxa do IPCA a ser informada na calculadora do Tesouro Direto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá anônimo, para buscar a taxa do IPCA dá para usar o link abaixo, para dez/2014 daria para considerar a taxa de: 6,40

      http://www.portalbrasil.net/ipca.htm

      Excluir

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.