Robert Kiyosaki, um dos responsáveis pela bolha imobiliária americana?




Tenho visto em algumas matérias norte-americanas algumas insinuações de que Robert Kiyosaki - autor do livro Pai Rico Pai Pobre seria um dos responsáveis pela bolha imobiliária americana.

Recentemente lendo o livro Mais Tempo Mais Dinheiro de Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa este assunto veio à tona novamente.

Segue alguns trechos do livro:

Até os anos 1990, era clara a regra de que era preciso viver de forma simples e sacrificada por alguns anos, a fim de formar reservas, adquirir bom perfil de crédito e acessar as melhores e mais baratas linhas de crédito, que praticavam os juros de primeira linha, ou juros prime. A regra funcionou tão bem e gerou tamanho enriquecimento que, de repente, começou a se disseminar a idéia de que o esforço não era mais necessário. Criou-se a ilusão – disseminada até entre especialistas e gurus – de que o crescimento econômico do país era um processo tão independente e automático, que seria bobagem esperar ter acesso aos melhores juros para mudar de vida.

Com a percepção de que a valorização dos imóveis (sempre decorrente de crescimento econômico) era infinita e intensa, bem superior a qualquer juro praticado pela economia, as pessoas começaram a tomar empréstimos caros, antes de contarem com o bom perfil de crédito – pagando o chamado crédito subprime – para investir em imóveis, criando uma falsa prosperidade sustentada apenas em crenças e não riquezas. O outrora endividamento mais caro, sem lastro e especulativo. O resto da história todos conhecemos.

É interessante notar como, há alguns anos, o mais famoso livro do Robert Kiyosaki - Pai rico, Pai pobre - tornou-se best-seller no mundo inteiro com uma interessante filosofia de enriquecimento, mesmo adotando como exemplo prático dessa filosofia uma receita que, segunda a maioria de seus leitores, "só funcionava nos EUA".

A lógica de Kiyosaki consistia em endividar-se o quanto fosse possível, e usar os recursos captados para investir em imóveis. O que sustentava a teoria era o fato de que a valorização imobiliária média costumava ser muito superior aos juros mais altos praticados naquele país.

Ao cultivar a percepção de que a receita só funcionava em determinado pais, pouquíssimas pessoas foram capazes de antever que aquela filosofia estava semeando a grande bolha imobiliária que viria a estourar.


Intrigante não? Qual a sua opinião sobre este assunto?

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.