Aprendendo a Investir em Ações: Ganho Extra

O que significa o código da ação?
O código da ação serve para identificá-lo perante a Bolsa e a CVM. Ele é constituído por quatro letras e um número. As letras fazem referência ao nome da empresa. O número subsequente indica:
3 - ON
4 – PN
5 – PNA
6 - PNB
10 – Recibo
11 – Bônus
Exemplos: PETR4 = Petrobrás PN, VALE5 = Vale Rio Doce PNA, VALE3 = Vale Rio Doce ON.

Eu só vou ganhar quando vender essa ação ou posso ter algum ganho extra?
Sim, você pode ter ganho extra se a empresa pagar dividendos, que são nada mais do que uma parcela do lucro da empresa dividida entre os acionistas. Pela lei, a empresa deve pagar no mínimo 25% do lucro a título de dividendo. Porém, em assembléia de acionistas, as empresas podem optar por não pagar dividendos e reinvestir o lucro.

Qual o valor mínimo para investir em ações?
Não existe um valor mínimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar e até mesmo da Corretora que você escolher. Você pode por exemplo comprar apenas uma ação da empresa Brasil EcoDiesel, código ECOD3 por R$0,82 ou da empresa AmBev, código AMBV4 por R$ 113,10. (Valores do dia 09/04/2009. Nenhuma das duas é uma indicação de compra, apenas estamos usando no exemplo).

Dúvidas? Perguntas? Deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. Se eu investir nas ações o valor de 10,000mil reais a 15,000mil reais, quanto terei de lucratividade em %??? e qual é a melhor para se investir???
    Petrobras
    Valle
    All

    ResponderExcluir
  2. Caro licitações, por ser renda variável não conseguimos definir o quanto em % teremos de lucro com o investimento. Se tivéssemos investido na sexta-feira por exemplo (04/03) na Petrobrás (Petr4) teríamos 0,41% de lucro, pois foi a alta que ocorreu no dia. Se estivéssemos com a ação comprada a 30 dias e vendêssemos nesta sexta teríamos 4,60% de rendimento, e se estivéssemos com ela 365 dias e vendêssemos nesta sexta teríamos -14,44%. Pra ver como é variável.

    A melhor ação e a melhor forma de se investir (curto ou longo prazo) vai depender do perfil de cada um, eu iniciei no curto prazo, comprando e vendendo todo o dia, mas hoje tenho comprado mais focado em receber os lucros dos dividendos.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.