Pague a si primeiro


Você conhece esta lição? Ela é citada em livros como Pai Rico Pai Pobre (Robert Kiyosaki), O Homem mais Rico da Babilônia (George Clason), Investimentos – Como Administrar Melhor seu Dinheiro (Mauro Halfeld) entre outros. Esta lição refere-se a pagar primeiro a si mesmo, e só depois pagar as suas contas.

Normalmente definimos um valor fixo para pouparmos mensalmente, contudo na prática pagamos as nossas contas habituais primeiro e se sobrar, fazemos esta poupança/investimento. Esta forma de aplicação é falha, pois se extrapolar um pouco as suas contas acaba sobrando, ou melhor não sobrando, para os investimentos. Por mais que você se planeje para "compensar" no próximo mês, não há garantias de que isso ocorra, pois no próximo mês pode aparecer outro imprevisto.
"Alguém que paga todos os demais primeiro, frequentemente não lhe sobra nada".

O que a lição propõe é justamente o contrário, pague-se primeiro, sempre, efetivamente todo o mês, e com o que sobrar pague o resto. Habitue-se a não pensar neste valor, ele é uma obrigação, uma prestação, não conte com ele no seu fluxo de caixa. Alguns vão dizer "eu não consigo" "vai fazer falta" "não vai fechar a conta". Mude o seu planejamento, gaste menos, procure formas de ganhar mais, mas não conte com este dinheiro. Pergunto: você não conseguia viver antes do seu último aumento de salário? E agora? Este valor do aumento está sobrando ou você procurou novos gastos para usá-lo?

Se você fez um plano futuro e conta com este valor para ser investido mensalmente, comprometa-se com ele, leve este plano à risca, não comprometa o seu futuro por uma ação do presente, você é novo, conseguirá se virar neste mês, mas se não depositar o seu valor mensal ele te faltará no futuro, e no futuro sem ele, você conseguirá se virar?

Opine! Deixe seu comentário!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.