Aprendendo a Investir em Ações: Mercado de Ações

Ao longo destes posts o Guia de Investimento irá apresentar esta forma de investimento: Ações.


Abertura de Capital
- Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, o que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças. Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanente. A plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja, emite ações e as negocia nas bolsas de valores.

E você, ao adquirir ações, passa a ser também sócio da empresa - um acionista.

As operações de abertura de capital precisam ter autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o órgão fiscalizador do mercado de capitais brasileiro, o qual também registra e autoriza a emissão dos valores mobiliários para distribuição pública. As companhias abertas devem atender a diversos requisitos, definidos na Lei das S.As. e nas regulamentações da CVM, com o objetivo de garantir a confiabilidade das informações e demonstrações financeiras divulgadas.

O mercado considera que a plena abertura de capital ocorre quando há o lançamento de ações ao público, em função das transformações impostas à empresa e pelo incremento no volume de negócios com seus títulos.

- Tipos de ações
As ações podem ser:

• Ordinárias (ON): concedem aos seus detentores o poder de voto nas assembléias deliberativas da companhia. As ações do tipo ON geralmente possuem menor valor de mercado do que as do tipo PN e também menor liquidez, uma vez que a maioria dessas ações estão em poder dos proprietários que não negociam com freqüência o papel.

• Preferenciais (PN): oferecem a preferência na distribuição de resultados da empresa (dividendos), assim como no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia, mas não concedendo o direito de voto.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.