Aprendendo a Investir em Ações: Home Broker


- O que é Home Broker
Home Broker é o sistema que as corretoras, devidamente autorizadas, usam para permitir que seus clientes operem na Bovespa realizando compras e vendas de ações e opções via internet. O home broker de cada corretora está interligado ao sistema da Bovespa.

Esta nova tecnologia trouxe uma série de vantagens e conquistou investidores potenciais que antes eram excluídos do mercado acionário, devido ao alto custo e a falta de interesse das corretoras no pequeno investidor. A única condição necessária para operar o home broker é uma linha telefônica e um microcomputador. Através do site das corretoras, o investidor pode acompanhar sua carteira, visualizar cotações e enviar ordens.

O que diferencia uma corretora das demais é o conteúdo e qualidade do site e a criatividade em desenvolver novos serviços como análises, notícias, disponibilidade de informações e, é claro, o preço das corretagens. Outro ponto essencial é o suporte dado ao cliente, uma vez que as dúvidas costumam ser muitas.
Segue a imagem de um Home Broker

Clique para Ampliar

- O que é o After Market?
O After Market é a sessão de negociação noturna da Bovespa, exclusivamente para o pregão eletrônico, ou seja, somente são aceitas ordens incluídas via mesa de operação ou internet.
Existem algumas regras para as negociações no After Market:

- São permitidas somente operações no mercado a vista;
- São permitidas somente operações com as ações negociadas durante o pregão regular do dia;
- A oscilação máxima permitida é de 2% em relação ao preço de fechamento no pregão regular;
- A quantidade máxima de ações negociada é limitada a metade da média nacional de negociação, dos últimos 30 dias, para cada ativo. Algumas ações possuem quantidade máxima diferenciada. Após o fechamento do pregão regular, a Bovespa informa essas quantidades. Essa informação está disponível nas notícias da Bovespa;
- Não é permitido o cancelamento de ordens cuja ação não apresentou negociação no pregão regular;

As ordens enviadas durante o pregão regular, que permanecerem em aberto, continuam válidas no After Market.

- O que é o Índice Bovespa ou IBOVESPA?
O IBOVESPA é o índice que acompanha a evolução média das cotações da Bolsa de Valores de São Paulo. Mede a lucratividade da carteira das principais ações negociadas na BOVESPA. A carteira teórica é integrada pelas ações que em conjunto, representam 80% do volume transacionado à vista nos doze meses anteriores à formação da carteira, e para que a sua representatividade se mantenha ao longo do tempo, é feita uma reavaliação quadrimestral.

- O que é Liquidez?
Liquidez é a capacidade que um ativo tem de se converter em moeda. A liquidez absoluta só é conferida ao papel-moeda, todos os outros títulos tendo liquidez inferior, que varia conforme o mercado e a conjuntura econômica do momento. Ou seja, liquidez é a facilidade com que você consegue vender um ativo e transformá-lo em dinheiro.

- O que são Blue Chips?
É um termo originalmente utilizado no jogo de Poker, onde as "Blue Chips" são as fichas mais valiosas, e em geral este é um termo utilizado para fazer referência às ações das maiores e consistentemente lucrativas corporações.

- O que é Day Trade?
É uma operação de compra ou venda de ações ou opções de uma mesma empresa, na mesma quantidade, no mesmo dia, pelo mesmo cliente e pela mesma corretora de valores. A finalidade desta operação é obter um certo lucro durante o dia.

Ficou com Dúvidas? Pergunte! Deixe seu comentário!

5 comentários:

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.