Poupança: Alteração pode sair quarta, mas depende de impasse sobre tributação



A assessoria do ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que as alterações na caderneta de poupança podem ser divulgadas na quarta-feira (13), após reunião do Conselho Político, mas depende do impasse que surgiu com a proposta de redução da tributação em fundos de investimento.

A proposta foi apresentada pelo coordenador das discussões sobre mudanças nas cadernetas, Bernard Appy, e pretende barrar uma possível migração de investidores dos fundos para a poupança, aplicação que se torna mais atrativa com a queda da taxa básica de juros, a Selic.

De acordo com a Agência Brasil, Appy afirmou que é "besteira" que existe um impasse provocado no governo pela proposta que ele apresentou.

Poupança x Fundos
Uma pesquisa realizada pelo professor e economista José Dutra Sobrinho mostrou que os cortes na Selic têm diminuído cada vez mais a diferença de rentabilidade entre poupança e fundos de renda fixa. Depois da última redução realizada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), de 11,25% ao ano para 10,25% ao ano, apenas os fundos com taxa de administração abaixo de 1% se tornaram mais atrativos que as cadernetas."

Para taxas de administração superiores a 1%, já temos problemas para quem tem fundos", explicou o professor, que ainda disse que essa cobrança é calculada diariamente pelas administradoras dos fundos.

Fonte: InfoMoney

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.