Consumo Consciente: Menos se torna mais




O alarme vermelho em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida do homem no planeta já foi disparado: a humanidade consome hoje 25% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da terra.

Isso significa dizer que, se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, por volta de 2050 serão necessários dois planetas terra para atender às necessidades de água, energia e alimentos. E o pior desse cenário é que apenas um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo. Os dados são do instituto akatu pelo consumo consciente, organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 2001 pelo instituto ethos, com a missão de mobilizar a sociedade para fazer do consumo responsável um meio de sustentabilidade do planeta.

Confira algumas dicas do instituto akatu para um consumo consciente:
Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

Recuse embalagens desnecessárias
O Brasil recicla 17,5% do plástico rígido, que leva mais de 400 anos para se degradar. Por isso, evite as sacolas plásticas e leve sua própria sacola quando for às compras.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Opte sempre por produtos do comércio legalizado e contribua para gerar empregos estáveis e combater o crime organizado e a violência.

Não desperdice alimentos
o Brasil desperdiça 14 milhões de toneladas de alimentos por ano. Se 500 mil famílias reduzirem pela metade a quantidade de alimentos que jogam fora, economizarão o suficiente para alimentar 250 mil pessoas pelo mesmo período.

Separe seu lixo
Ao fazer a coleta seletiva, você estimula a reciclagem e colabora com a redução da degradação ambiental e com a geração de empregos e renda. A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter uma lâmpada de 100w acesa durante 3,5 horas. Do mesmo jeito, cada quilo de vidro que você recicla evita a mineração de 1,3 quilo de areia, uma prática de alto impacto ambiental.

Economize água
Se você reduzir seu banho de 12 para seis minutos, poderá economizar a cada dia energia bastante para manter uma lâmpada acesa por sete horas. E cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira ao escovar os dentes, vão economizar 122 litros de água tratada, o suficiente para atender às necessidades diárias de uma criança.

Fonte: http://www.akatu.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.