Aprendendo a Investir em Ações: Análise Técnica e Análise Fundamentalista




Mercado Fracionário

Cada empresa negociada em bolsa tem um número padrão de ações que forma um lote. No pregão normal, as ações só podem ser negociadas por lotes padrão. Cada lote pode ser formado por cem ou mil ações, ou qualquer quantidade que configure volume financeiro razoável. Acontece que o acionista pode ter partes que não correspondem à divisão perfeita deste lote-padrão. Estas partes que não conseguem reunir um lote podem também ser negociadas nas Bolsas de Valores, mas no mercado fracionário. Como o próprio nome diz, neste mercado são negociadas frações do lote-padrão estabelecido pelas Bolsas. Para consultar a cotação de uma ação no mercado fracionário usa-se a letra F após o código da ação. Exemplo: PETR4F

Análise Técnica e Análise Fundamentalista

Existem duas escolas que estudam o comportamento do mercado e auxiliam o investidor na escolha das ações e no melhor momento para comprar ou vender. São as escolas fundamentalista e a escola gráfica ou técnica.

A análise fundamentalista tem como objetivo estabelecer previsões de desempenho, a longo prazo de uma ação, partindo de dados referentes à avaliação de indicadores de desempenho da empresa comparativamente com outras. Os indicadores são muito úteis para se saber sobre a saúde financeira da empresa em questão, e se tomar decisões mais consistentes e precisas na hora de se operar. Na análise fundamentalista são levados em conta dados do balanço e perspectivas do setor e da empresa.

A análise técnica ou gráfica procura identificar, através de indicadores de preço e volume, a tendência da ação analisada. Através de gráficos, formados a partir de cálculos estatísticos, é possível identificar um determinado padrão histórico no comportamento de uma ação. Estudando historicamente o comportamento de uma ação, percebe-se que alguns fatos se repetem ao longo do tempo e sempre que determinado fato ocorre, em seguida ocorre um outro.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.