Aprendendo a Investir em Ações: Como Comprar Ações


As três formas mais populares para fazer parte do mercado de ações são: as corretoras, os fundos de investimento e os clubes de investimento. Aqui não há certo nem errado. Os três caminhos podem levar aos ganhos, mas os riscos diminuem quando a escolha é consciente, baseada no seu perfil. Por isso, o melhor a fazer é entender o funcionamento e escolher uma (ou mais de uma) via para a aplicação.


Corretoras

No Brasil, você só pode negociar ações por meio de uma corretora. As exceções são os fundos de ações vendidos pelos bancos. Seu relacionamento com a corretora pode se dar de duas formas: por homebroker (serviço que permite a investidores operar pela internet, enviando ordens de compra ou venda de papéis apenas com um clique) ou por clube de investimentos. Para operar de casa, o aplicador precisa ter cadastro em uma corretora ligada à Bovespa http://www.bovespa.com.br/ que disponibiliza todo o sistema tecnológico para a transmissão de informações.


Fundos de Investimento

São indicados para quem não quer se preocupar com decisões de investimento. Aqui, ao depositar seu dinheiro, você compra cotas de um fundo. Cada fundo possui política de investimento e composição de carteira que variam das mais conservadoras as mais arrojadas. Os fundos de ações, por exemplo, podem ter como objetivo repetir a rentabilidade do Ibovespa ou do IBRX (Índice Brasil).

Clubes de Investimento

Os clubes de investimento são grupos de pessoas físicas que se juntam para investir na bolsa, com o auxílio e intermédio de uma corretora ou banco.
Para formar um clube de investimento basta um grupo de pessoas (mínimo de 3 e máximo de 150) fazerem um cadastro em uma corretora ou banco. Cada membro será dono de uma cota, que não pode ser maior que 40% do total.
O grupo deve eleger um coordenador, que será a voz de todos junto à corretora ou banco, mas as decisões de compra e venda das ações que vão compor a carteira são tomadas em conjunto, por todos os participantes do grupo.
A administradora do clube ajuda seus participantes na tomada de decisão de compra e venda de ações enviando notícias divulgadas na imprensa sobre o desempenho das empresas e análises do mercado a todos os componentes do grupo.
Os participantes dos grupos, munidos das informações, reúnem-se periodicamente para decidir se compram mais ou menos ações de uma determinada empresa, passando essa informação, por intermédio do coordenador, para a administradora.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.