Mulheres em Ação



Em 2002, quando lançou a campanha de popularização do mercado de capitais “BM&FBovespa Vai Até Você”, a Bolsa percebeu o interesse feminino pelo mercado de ações, e então resolveu entender melhor quem é a mulher da atualidade. Assim, realizou uma pesquisa em seis capitais brasileiras e descobriu uma mulher empreendedora, preocupada com o futuro, e com uma característica peculiar que fortalece sua ligação com os nossos mercados: o longo prazo.

Diante do interesse do público feminino por esta opção de investimento, em 2003 a Bolsa criou o Mulheres em Ação, e hoje ele é um dos programas permanentes de popularização dos mercados da BM&FBovespa. O programa já promoveu centenas de apresentações pelo Brasil, marcando presença inclusive no exterior com palestras na Suíça e Argentina.

Objetivo
Além estabelecer um canal entre as mulheres e os mercados da Bolsa, um dos desafios é divulgar a cultura do "poupar" diante do apelo do consumo que estimula o "gastar mais do que se ganha". Diante desta realidade, o portal desenvolve também um trabalho de Educação Financeira, no intuito de dar orientações para este público de como planejar o orçamento doméstico, organizar suas finanças e se livrar das dívidas.

Por meio do portal, dos cursos que promove ou dos eventos em que está presente, o Mulheres em Ação busca informar que o investimento em bolsa, por sua natureza de longo prazo, é justamente aquele que viabiliza a concretização de grandes objetivos - seja a compra de um imóvel, uma especialização importante para a carreira, o estudo dos filhos, uma aposentadoria confortável, ou mesmo, uma reserva para eventuais emergências. Além disso, mostra que o investimento em ações contribui para a expansão das empresas de capital aberto e para o fortalecimento da economia brasileira.

Portal
O portal do programa Mulheres em Ação traz novas seções: Investimento e Futuro , Orçamento Pessoal ; Consumo e Comportamento , em que as investidoras poderão sempre encontrar informações atualizadas sobre esses temas, além de ferramentas (planilha de controle orçamentário e calculadora de gestão de finanças pessoais), vídeos educativos, apresentados pela atriz Cissa Guimarães, e um espaço para fóruns. Com foco na educação, dá acesso para inscrição em cursos, participação no simulado de investimento em ações FolhaInvest , Guia Online do Mercado e um dicionário de finanças. Os vídeos educativos podem ser assistidos também no site móvel da BM&FBovespa para iPhone.

Participação das Mulheres no Mercado
Desde o início do programa de popularização da Bolsa, em 2002, o número de investidoras em ações registrou crescimento de 730%, passando de 15.030 para 124.589, em fevereiro deste ano. Atualmente, elas representam 23,32% do total de investidores pessoas físicas. A maior parte, 31.779, tem faixa etária de 26 e 35 anos. A segunda maior fatia está entre 36 e 45 anos, com 26.860 investidoras. Entre 46 e 55 anos, o total chega a 25.788 mulheres.

Para conhecer o portal acesse http://www.bmfbovespa.com.br/mulheres/home.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.