Fim do Investidor Passivo


Com a alta da inflação e a queda dos juros que remuneram os investimentos está cada vez mais difícil buscar um bom rendimento na aplicação financeira tradicional.

Somado a taxa de administração que as corretoras e bancos cobram, mais o imposto de renda que algumas aplicações incidem, o risco é o dinheiro não render nem para cobrir a inflação.

Em janeiro por exemplo, a inflação foi de 0,86% (IPCA) e a caderneta pela nova regra rendeu 0,41%, ou seja menos da metade da inflação, isso significa que quem "investiu" na poupança em janeiro viu o seu dinheiro perder valor de compra.

Com certeza encerramos uma era, a era em que era possível ser um investidor passivo, deixar o dinheiro numa caderneta de poupança, CDB, ou num fundo de investimento qualquer e esperar os seus 12% ao ano, sem esforço nenhum, não existe mais.

Hoje precisamos ser mais ativos, saber escolher uma opção de renda fixa, avaliar os custos de taxa de administração, que podem corroer o investimento e precisamos definir o prazo do investimento, buscando incidir no menor imposto de renda possível. Ou então, partir para um investimento um pouco mais agressivo, baseado normalmente em renda variável, onde o risco é maior mas abre a possibilidade de um retorno melhor.

Não que as oportunidades não estejam mais por aí, mas cabe a nós sermos mais investigativos e ativos nas nossas escolhas de investimentos.

10 comentários:

  1. É o que eu penso também. Até janeiro do ano passado, investia esporadicamente em renda variável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Doutor Honorários, acho que renda variável é um dos caminhos hoje.

      Abraços!

      Excluir
  2. Essa tendência ajuda o desenvolvimento da bolsa de valores, agora os investidores precisam de um pouco de educação financeira para não caírem nas armadilhas que o mercado trás como os famosos micos que prometem deixar os investidores ricos sem esforço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente aprendiz, a armadilha do investimento com esforço mínimo está na renda fixa e na bolsa também.

      Abraços!

      Excluir
  3. estamos apanhando da RV a fim de sobreviver a RF... a gente faz qqer merdinha e ve a grana derreter nos dois lados...

    abs.

    victor do investandsurvive

    ResponderExcluir
  4. Ola´<
    Tenho lido seus posts e tenho me questinado ultimamente e gostaria de trocar umas ideias.
    Comecei em 2003 na bolsa de forma meio desordenada e com medo o que não me rendeu Grandes feitos nesse exelente periodo .
    Comecei a trabalhar no ano 2000 com R$ 40.000,00 para montar um consultorio simples e comprar um caro usado e hj tenho com imoveis , bolsa , FII, poupnça etc cerca de R$ 4000.000,00, comecei ganhando no trabalho como liberal R$1500,00 e hj ganho cerca de R$17.000,00.
    O QUE ME FRUSTRA É NÂO RECEBER COM 3300.000,00 INVESTIDOS(TIRANDO A CASA QUE MORO) NEM A RENDA QUE GANHO TRABALHANDO!!.minha pergunta?
    Como me organizar para me aposentar(trabalhar qdo e como quiser) dentro de 5 anos do trabalho que exerço, mantendo os mesmos ganhos atuais?? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tudo bem?
      olha, um ponto que eu acho válido é você buscar uma orientação financeira, mas sempre de pessoas com patrimônio maior do que o seu, e não menor como seria o meu caso (como deve ser o caso do gerente do seu banco, etc). Este primeiro crivo pode te ajudar a filtrar o que é orientação séria e experiente do que é achismo e opinião teórica.

      Matematicamente falando entendo que a meta seria um lucro mensal de 0,52% para retirar os 17mil de 3.3M
      Então seria o caso de buscar um investimento que te desse este lucro mensal.
      os seus investimentos (imoveis, ações, bolas, fii, poupança) na média não estão dando este percentual?
      Abraços.

      Excluir
  5. Essa é a mais pura verdade.Investir uma parte em renda passiva é até bom como uma segurança básica, já deixar muito dinheiro nesse tipo de investimento na maioria dos casos está sendo um tiro pela culatra.
    Excelente texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olá guia de investimentos. Meu blog foi criado fundamentado nesta idéia. Comecei a perceber que a inflação era maior que a poupança e que era preciso buscar formas alternativas de renda.

    Gostei muito do post pela objetividade e clareza.

    Vou adicionar o seu blog, um abraço

    Pastor Onesíforo
    http://pastoronesiforo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pastor Onesíforo, grato pela visita e pelo elogio.
      está add!!

      Excluir

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.